Um grande e tecnológico centro de monitoramento e planejamento operacional, com câmeras funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. É assim que funciona o Centro Integrado de Comando e Controle - o CICC, que completa 10 anos nesta quarta-feira (15/3).
A estrutura, pioneira no país, começou a funcionar em 2013 e atualmente está instalada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de onde é possível monitorar, por meio de 1,4 mil câmeras, centenas de pontos capital, Região Metropolitana e rodovias do estado.
O Centro Integrado é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com a participação de 18 instituições federais, estaduais e municipais, que atuam em conjunto em diversas operações e eventos de médio e grande porte.
A integração entre as forças, que ficam reunidas em um mesmo espaço, contribui para a tomada de decisões rápidas e inteligentes e para a otimização de recursos e execução de ações coordenadas.
Grandes eventos
Além de monitorar áreas importantes para a segurança pública do estado, o CICC realiza o planejamento operacional de variados eventos de grande porte - como o carnaval, clássicos de futebol e aplicação do Enem, por exemplo - além de operações integradas em diversos pontos do estado, com as mais diferentes finalidades, sempre com o foco no combate à criminalidade e garantia da segurança pública.
Todo o trabalho inclui avaliação de dados, análise de inteligência, definição de datas e equipes e distribuição de tarefas.
“Estes 10 anos nos fazem pensar em todas evoluções que o espaço já teve, sendo hoje o coração da segurança pública em Minas Gerais. São várias instituições que contribuem para que o estado continue sendo um dos mais seguros do Brasil. Já foram várias mudanças de endereço e de rotina para que ele atenda cada vez mais o servidor público e a população mineira”, destaca o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.
Composição do CICC
Fazem parte do Centro Integrado de Comando e Controle profissionais da Sejusp, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais , da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Polícia Militar , da Polícia Civil , do Corpo de Bombeiros Militar , da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, do Exército Brasileiro (EB), do Instituto Mineiro de Gestão de Águas , do Gabinete Militar do Governador / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil , da Guarda Civil Metropolitana, entre outras forças e instituições que eventualmente são acionadas a depender do evento, operação ou até mesmo ocorrência.
Além da estrutura física, na Cidade Administrativa, o Centro Integrado de Comando e Controle conta com três carretas, unidades itinerantes que contribuem ainda mais para as atividades de comando e controle realizadas pelas equipes das forças de segurança.
As carretas contam com câmeras de longo alcance e diversos recursos tecnológicos de áudio, vídeo, informática e radiocomunicação. Elas são usadas em pontos estratégicos de grandes eventos e como bases de megaoperações contra a criminalidade.
"É importante destacar o acompanhamento que o CICC faz da rotina do estado, dos grandes eventos e grandes operações também por meio dessas carretas da integração, que trabalham em várias operações, de diversos formatos, para garantir ao cidadão mineiro a sua segurança”, conclui Bernardo.
O diretor do Centro Integrado de Comando e Controle, Edson Alves Peixoto, acrescenta ainda que “o CICC tem como escopo proporcionar às forças de segurança aparato tecnológico em atuações integradas, contendo ainda câmeras com alta resolução, longo alcance e imagem térmica, que possibilitam visualização tanto durante o dia quanto à noite”.