RR MÍDIA 3
Coperlidere
Meio Ambiente

IEF promove alinhamento entre instrutores para atuar na capacitação de brigadistas do combate a incêndios florestais

O encontro também possibilitou engajar e motivar os instrutores a desenvolverem atitudes proativas para o bom desempenho das atividades

16/06/2023 12h35
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
IEF / Divulgação
IEF / Divulgação

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) , por meio do Previncêndio, promoveu, entre os dias 12 e 15/6, um alinhamento entre instrutores para atuar na capacitação de brigadistas. O evento, realizado no Parque Estadual do Rio Preto, no município de São Gonçalo do Rio Preto, preparou os participantes para a disseminação de informações e de experiências e alinhou conhecimentos técnicos e metodológicos referentes à formação de brigadistas que atuarão no apoio à prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais.

O alinhamento foi promovido pela equipe do Previncêncio/IEF e da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIDP/SGDP da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) . O encontro contou com a participação de 27 instrutores, entre servidores do órgão e de instituições parceiras, como Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , Copasa e Ong Brigada 1, que compõem o quadro de instrutores responsáveis pelas capacitações de brigadistas voluntários e contratados realizadas nas UCs em todo o estado.

Além de alinhar conhecimento técnico e metodologias, o encontro possibilitou engajar e motivar os instrutores a desenvolverem atitudes proativas para o bom desempenho das atividades. “Através desse alinhamento há o nivelamento das instruções, além de novidades e trocas de experiências. Os instrutores são aqueles que repassam conhecimento para a capacitação, e é importante que eles estejam alinhados e também atualizados, o que, muitas vezes, é proporcionado por esse intercâmbio”, afirma o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Belo.

Melhorias

De acordo com Rodrigo Belo, tudo que é possível melhorar na capacitação de brigadistas reflete nas ações de combate. Foram promovidos, nesses três dias de evento, diálogos sobre as competências necessárias à atuação do instrutor, dinâmicas e construções coletivas sobre os temas relacionados, proporcionando aos envolvidos o compartilhamento de informações e conhecimentos, bem como a abordagem de pontos fortes e oportunidades de melhoria.

As atividades contribuíram para o aprimoramento do planejamento do processo de ensino-aprendizagem; rodas de conversas para troca de experiência e abordagem dos pontos fortes, e para desenvolver ações e medidas de aperfeiçoamento dos atuais modelos empregados nos cursos promovidos pelo Previncêndio/IEF. Foram apresentados, ainda, esclarecimentos acerca do manejo do fogo e realizado um nivelamento sobre o uso do soprador costal no combate aos incêndios florestais, a serem aplicados pelos instrutores no âmbito das formações de brigada.

Depoimentos

“Foi um excelente momento de trocas e de construções entre os instrutores, com suas experiências e habilidades, e também com a coordenação dos cursos, com suas proposições em prol das adequações legais, gerenciais e socioculturais”, destaca Daniel Almeida Rocha, servidor da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte.

“Foi uma oportunidade singular para a proposição de novas técnicas e metodologias aplicadas à formação dos brigadistas. Este momento de intensa aprendizagem promoveu a sedimentação dos conhecimentos que serão multiplicados na capacitação e educação ambiental do futuro Brigadista de Combate a Incêndios Florestais. A integração das instituições, sob a égide da missão de preservar e conservar os ecossistemas busca oferecer ao povo mineiro, a cada dia, o melhor estado para se viver”, relata o 1º sargento Pedro Milhem Ygnations Júnior, da Polícia Militar de Minas Gerais / Comando de Aviação do Estado – Comave.

“O curso proporcionou, de forma satisfatória e significativa, a eficácia no alinhamento e nas trocas de experiências para as ministrações nos próximos cursos. Acrescentou melhor preparo no planejamento e didáticas a nós, instrutores, como clareza na oratória; buscar exemplificar com dinâmicas e vídeos de forma a interagir com os alunos; sempre prezar o respeito aos alunos, independentemente da cultura local e/ou regiões”, diz Alexander Wagner de Souza, da Copasa.

Brigadas

Está em andamento o processo seletivo de contratação temporária de profissionais para atuarem como brigadistas em prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs). O edital IEF nº 001/2023  foi lançado em março, com 280 vagas.