Uma mulher com sintoma semelhante ao do novo coronavírus deu entrada no Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte, nessa terça-feira (25). Internada, a paciente foi transferida para o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na região do Barreiro, ainda na manhã desta quarta-feira (26), conforme informou a assessoria do Risoleta Neves.
A paciente, uma mulher cuja idade permanece desconhecida, chegou ao primeiro hospital com relatos de dor de garganta. Ela declarou ter retornado há pouco ao Brasil após viagem por Tailândia, Vietnã e Cingapura.
Apesar da mulher não apresentar nenhum outro sintoma, a unidade de saúde seguiu a recomendação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Belo Horizonte (CIEVS-BH) e a internou em leito de isolamento. Com isso, ela é atendida como um caso suspeito do novo coronavírus (covid-19).
Questionada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda não declarou se já foi notificada a respeito do caso suspeito. O órgão estadual alegou que os responsáveis pela área técnica atualizarão as informações do boletim sobre o coronavírus nas próximas horas, a expectativa é que um novo documento seja publicado ao longo da tarde.
Primeiro caso no Brasil
Um homem de 61 anos é o primeiro caso de um morador do Brasil com coronavírus, não apenas o primeiro no país, como também o primeiro caso da doença em toda a América Latina.
Os primeiros exames do paciente, que deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmaram a presença do vírus em seu organismo. A contraprova corroborou os resultados do primeiro exame e este tornou-se o primeiro caso confirmado da doença no Brasil – a confirmação, aliás, veio do próprio Ministério da Saúde, em coletiva na manhã desta quarta-feira.
O paciente viajou para a Itália – um dos países com mais pessoas afetadas pelo coronavírus – e retornou ao Brasil na última sexta-feira (21). Logo em seguida, ele apresentou os primeiros sintomas.