Atuando preventivamente no combate a incêndios florestais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nos dias 15 e 16/8, operação de caráter educativo nas proximidades do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas.
A ação foi iniciativa da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Norte de Minas, por meio da Diretoria Regional de Fiscalização, com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) , Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros.
A intenção foi orientar moradores das comunidades rurais de Palmito II, Buriti e da bacia do Riachão, localidades onde frequentemente ocorrem incêndios florestais nesta época do ano. Foram distribuídos panfletos, folders e mudas de árvores nativas da região.
A superintendente Regional de Meio Ambiente da Supram Norte de Minas, Mônica Veloso, avalia que as ações preventivas de combate a incêndios são tão importantes quanto as mitigadoras.
"Precisamos fazer essa prevenção para garantir a proteção às pessoas e ao meio ambiente. As queimadas representam ameaça ao ecossistema e à comunidade, podendo gerar resultados catastróficos para a biodiversidade e até para a vida humana", pontua.
Ela destaca ainda que a operação é urgente e emergencial, levando em conta o período seco e a importância do Parque Estadual da Lapa Grande para a região.
"Nessa terça-feira (15/8), já verificamos focos de incêndio nas proximidades. É preciso conscientizar as pessoas, principalmente aqui no Cerrado, de mata seca. Realizar esse tipo de ação é mostrar que o Estado está próximo às comunidades, gerando frutos que vão reverberar por muito tempo", avalia.