A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas se reuniu na manhã desta sexta-feira, 6 de março, para um evento que simbolizou a nova fase de reestruturação vivida pela corporação. O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) e contou com apresentações, homenagens e nomeação dos novos agentes supervisores.
A GCM recebeu um grande aporte da administração municipal nos últimos meses. Agora, em uma nova sede, ganhou melhores condições de trabalho e, ainda, por meio de decretos, foram instituídos importantes serviços nas áreas de ronda ostensiva, inteligência e comunicação. Durante a programação, foram nomeados os supervisores de turnos, cuja função também foi instituída recentemente.
Evento GCM3O prefeito Duílio de Castro destacou o investimento na GCM e o pagamento dos salários em dia como motivadores do trabalho na segurança pública. “A reestruturação é fundamental para motivar todos os agentes da nossa guarda. Ela, bem preparada e motivada, é uma forte parceira da população e demais forças de segurança”, comentou. Ele também ressaltou o processo de armamento que está em fase final, já que as armas foram adquiridas pela Prefeitura. “Agora é concluir a fase de treinamentos. O armamento garante a melhor proteção do cidadão e do próprio agente, que atua na linha de frente nas rondas preventivas e ostensivas”, completou. Evento GCM4Foram apresentados relatórios de atividades desempenhadas nos últimos três meses, quando foram registradas 368 ocorrências e campanhas e projetos foram desenvolvidos. “Estamos atuando em diversas frentes e nossa próxima meta é nos aproximar da comunidade escolar com uma atuação mais constante nas unidades educacionais”, revelou o comandante Sérgio Andrade.
Projetos que devem ser colocados em prática brevemente são a criação do Núcleo Social de Psicologia, da Cidade do Trânsito Mirim, Cuca Legal e outros de cunho social.
Durante a programação, foram realizadas diversas homenagens que tiveram como temas a boa prestação de serviço e o Dia Internacional da Mulher.
PARCERIA
Evento GCM2Também estiveram presentes, na ACI, representantes do Sistema Prisional de Ribeirão das Neves (presídio Antônio Dutra Ladeira). Está em andamento uma parceria para a criação do canil da Guarda Civil Municipal. Foram criadas situações onde os cães adestrados Greg, Roice, Airon e Barão, que fazem parte do Grupo de Operações com Cães (GOC), demonstram eficiência em ações que podem ocorrer durante o combate da criminalidade. “É muito importante essa integração com a Guarda Municipal. A integração é o único caminho para vencer a criminalidade e, com ela, toda sociedade sai ganhando”, definiu o diretor do presídio Promotor José Costa, localizado em Sete Lagoas, Edson Alves.