A partir da próxima semana deverá ser possível fazer diagnóstico do novo coronavírus em Minas. Os exames visam reduzir o tempo necessário para resultados finais. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, foi o local escolhido pelo Ministério da Saúde para as análises e aguarda o recebimento de insumos e capacitação para o processo.
Atualmente, os casos suspeitos de coronavírus no estado mineiro são encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os exames devem demorar 48h para ficarem prontos.
“Estamos acabando de estruturar a Funed. Os quites de exames já chegaram e vamos ter o treinamento da equipe esta semana. É provável que semana que vem já tenhamos o exame realizado em Minas Gerais”, explica.
O Ministério da Saúde confirma um caso de coronavírus em Minas. Trata-se de uma paciente de Divinópolis, na região Central de Minas, que viajou à Itália em fevereiro. A pasta investiga outros 161 casos no estado.
Em todo país o número de casos confirmados é 25; 930 são monitorados.