Quality
Forte vidros
Sicoob
RR MÍDIA 3
Torneamento
Loc moral 3
Ótica santa luzia
Rodas
Ótima
Ramses
Chama!!!
RR 2023 02
Gráfica
Giro Luvas
Loc moral
Pontual
Optima seguros
Breno
Infraestrutura

Copasa entrega premiação a entidades filantrópicas de Gurinhatã e União de Minas

Municípios foram contemplados com doações financeiras na primeira fase da campanha da "Pix do Bem"

05/12/2023 17h50
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Copasa / Divulgação
Copasa / Divulgação

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, nesta terça-feira (5/12), em Gurinhatã e União de Minas, no Triângulo Mineiro, a entrega de placas comemorativas a duas instituições filantrópicas dessas cidades. Os municípios se destacaram durante o primeiro ciclo da campanha “Pix do Bem”, que visa incentivar os clientes a adotarem o Pix como forma de pagamento para contribuir com causas sociais e ambientais.  

A gestora da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste, Renata Thompson, explicou como se dá a contribuição por meio da campanha. “Quando o cliente quita sua fatura em lotéricas ou bancos, é cobrada uma taxa sobre esse serviço bancário de pagamentos. Mas se o cliente paga via Pix, não há cobrança dessa taxa. Então, a Copasa analisou quais municípios mais se destacaram nessa modalidade de pagamento, e a maior parte desses valores economizados, que antes seriam de taxas, agora será direcionada às instituições socioassistenciais dessas cidades”, disse.  

Copasa / Divulgação   
Copasa / Divulgação   

Durante a manhã, representantes da Copasa estiveram em Gurinhatã. Junto à administração municipal, os presentes entregaram o reconhecimento e quase R$ 4 mil ao Lar do Idoso São João Batista, que presta assistência a pessoas da terceira idade.   

“Para que tenhamos um mundo melhor, é necessário pensar nos idosos, pois temos que pensar qual o futuro também queremos para nós. Dando mais dignidade e um melhor tratamento principalmente para quem já vive longe de seus familiares. Gratidão por ter escolhido essa instituição”, reforçou Simoní Melo, coordenadora da instituição. 

O gerente regional da Copasa, Júlio Cézar Silva, destacou que a campanha é uma maneira que a Copasa encontrou para reiterar seu compromisso para com o desenvolvimento das localidades em que opera. “E também vai ao encontro da Agenda ESG da Copasa, que visa reafirmar o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, disse.  

Já no período da tarde, representantes da Companhia foram até a Santa Casa de Misericórdia, hospital público de União de Minas - que também recebeu quase R$ 4 mil. O evento também contou com a presença de representantes da prefeitura e da câmara municipal de vereadores.  

De acordo com Dorenice Medeiros, analista de convênios da prefeitura de União de Minas, a campanha é uma maneira de apoiar o funcionamento da unidade de saúde. “É uma forma de retorno para a cidade em forma de ajuda financeira por meio dessa instituição, que é de vital importância. A Santa Casa é nosso bem mais precioso e toda ajuda revertida a ela é de uma enorme satisfação para nós moradores”, afirmou.

Breno Manoel da Silva, auxiliar administrativo da Santa Casa, agradeceu pelo repasse. "Ao receber esse apoio financeiro, a Santa Casa ganha um fôlego extra para custear suas despesas diárias, permitindo que se concentre ainda mais no cuidado com a comunidade de União de Minas. Cada contribuição faz a diferença, proporcionando um impacto direto e positivo no dia a dia da instituição. O engajamento de todos é essencial para fortalecer essa parceria e garantir um suporte contínuo à Santa Casa", disse.  

Sobre o Pix do Bem 

A campanha pioneira foi lançada pela Copasa no mês de julho deste ano com o objetivo de apoiar projetos sociais e ambientais em cidades mineiras, além de fortalecer ainda mais o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. 

A Copasa é dividida em seis unidades de negócio: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Metropolitana. Na ação, os três municípios com o melhor desempenho de arrecadação das contas de água por Pix (por unidade de negócio), nos dois trimestres da campanha, que dura até este mês de dezembro, serão os contemplados com as doações.  

Cada município selecionado indica o projeto social e/ou ambiental que receberá o prêmio decorrente da campanha. O projeto indicado deve beneficiar comunidades locais na área de abrangência do município selecionado. 

Fim do primeiro ciclo 

A campanha já ampliou em 31% a arrecadação via Pix em todo o Estado e já tem os 18 municípios mineiros que mais ampliaram o pagamento de suas contas de água e esgoto nessa modalidade. São eles: Itaverava, Morro da Garça, União de Minas, Gurinhatã, Pedra do Anta, Periquito, Passabem, Presidente Juscelino, Ingaí, Pai Pedro, São Pedro do Suaçuí, Abadia dos Dourados, Bonito de Minas, Oliveira Fortes, Catuti, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Funilândia.  

As instituições indicadas por esses municípios receberão doações em dinheiro. O valor doado depende do crescimento arrecadado por Pix da região à qual o município faz parte. O segundo ciclo vai de outubro a dezembro.