RR MÍDIA 3
Zoonoses

Prefeito Duílio de Castro se 'reúne' com deputado e discute sobre Proteção Animal em Sete Lagoas

Por meio de uma videoconferência, em função da pandemia do novo coronavírus, o prefeito Duílio de Castro e o deputado Osvaldo Reis trataram de assuntos importantes com relação a Proteção Animal.

18/03/2020 16h30
Por: Redação

De uma forma diferente, o prefeito Duílio de Castro se reuniu na manhã desta quarta-feira, 18, com o deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), foi numa vídeoconferência por motivo de segurança. A medida foi necessária em função da pandemia do novo coronavírus, uma vez que o deputado encontra-se em regime de quarentena. A pauta da reunião foi o pedido de inicialização da castração em massa no município, além da intensificação da divulgação permanente dos animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que se encontram disponíveis para adoção responsável.

O prefeito e o deputado discutiram sobre o projeto para reforma do prédio do CCZ, construído em 2003. Segundo Duílio de Castro, o projeto já está pronto e aguarda planilha orçamentária. Já o deputado idealiza a construção de um espaço de lazer para que o possível adotante, ao visitar o local, tenha contato com o animal e possa levar crianças. "Que seja um local aconchegante, prazeroso", salientou Osvaldo Lopes, que acredita no trabalho de conscientização sobre o abandono de animais e adoção responsável em escolas como uma das soluções para o problema. "Vai chegar um momento em que Sete Lagoas será exemplo em Minas Gerais na questão da proteção animal", acrescentou o parlamentar.

De acordo com Duílio de Castro, o Castra Móvel recém adquirido pelo Município já está pronto para funcionar e dará prioridade aos bairros com maior infestação de Leishmaniose, entretanto, também se encontra restrito pela proibição de aglomeração de pessoas. A estimativa, ao iniciar o funcionamento do novo equipamento, é executar a castração de 18 animais por dia.

O prefeito mencionou o interesse em defender a causa animal. "Estamos fazendo convênio com ONGs. Quem visitar o CCZ, hoje, já verá uma grande diferença. A nossa ideia é incentivar a adoção responsável, pois é melhor para o município financeiramente e, sem dúvidas, para o animal", disse o prefeito.

Ao final da reunião, o deputado Osvaldo Lopes disponibilizou ao município uma cartilha de conscientização sobre maus tratos e abandono feita por ele para que seja utilizada nas escolas infantis. "Será a primeira cidade do estado a rodar a cartilha. Além de incentivar a leitura, pois a mesma contém dez páginas e diversas ilustrações, além de promover a educação sobre a causa animal", acrescentou o deputado. Também fizeram parte da reunião os integrantes do Grupo de Proteção Animal de Sete Lagoas, Heder Clif e Valéria Munaier.

 

--