Minas Gerais tem pelo menos quatro mortes por coronavírus sendo investigadas até esta segunda-feira (23). Embora não constem oficialmente no balanço da Secretaria de Estado de Saúde, os óbitos são investigados pelas secretarias de Saúde de Mirabela, no Norte de Minas Gerais; Sete Lagoas, na região Central; Capelinha, no Vale do Jequitinhonha e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Uma morte estava em investigação no Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, desde a última quarta-feira, mas exames da Fundação Ezequiel Dias descartaram a suspeita de Coronavírus.
Mirabela registrou, nesse domingo (22), uma morte por suspeita de coronavírus (Covid-19). De acordo com uma nota publicada nas redes sociais da prefeitura, o óbito aconteceu no Hospital Municipal São Sebastião, e o homem, de 36 anos, morreu por síndrome respiratória aguda grave.
"Conforme protocolo do Ministério da Saúde, foi coletado material para análise referente ao novo coronavírus (Covid-19). Este é o primeiro caso suspeito na cidade. Comunica ainda que o referido paciente não se enquadrava nos critérios epidemiológicos. Entretanto, por precaução, o caso é investigado", informou a prefeitura.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela estão monitorando os familiares do homem que morreu e orientando sobre procedimentos de prevenção, além dos possíveis sintomas.
Em Sete Lagoas, também nesse domingo, foi registrada a morte de uma paciente que será investigada se foi causada pelo coronavírus. De acordo com nota publicada pela prefeitura da cidade, a paciente era de Santana de Pirapama e foi atendida na UPA Doutor Juvenal Paiva.
"A paciente apresentava quadro de insuficiência respiratória, foi coletado material para realização de exame que possa confirmar uma possível contaminação. No entanto, até o momento, não há dados suficientes que possam comprovar que se trata de um óbito causado por Covid-19. Tão logo o resultado seja disponibilizado às autoridades do município, a informação será confirmada à população", disse a prefeitura no texto.
No Triângulo Mineiro, a cidade de Uberlândia informou o registro de uma morte suspeita por coronavírus. Além do óbito, o município informou que a cidade possui 193 casos suspeitos e três confirmados.
Ainda de acordo com a prefeitura, 14 pacientes estão internados com suspeita de terem contraído o vírus; desse total, 13 são de Uberlândia e um é de Monte Alegre.
No sábado (21), a Prefeitura de Capelinha registrou uma morte suspeita. A vítima, um homem de 49 anos, foi atendida no Hospital São Vicente de Paulo e faleceu por volta das 15h.
O paciente, um açougueiro, deu entrada no pronto-socorro da unidade de saúde com problemas respiratórios graves e febre, sintomas semelhantes aos provocados pela Covid-19, causada pelo coronavírus. Ele não viajou para o exterior, não teve contato com nenhum paciente infectado pela doença nem tinha histórico de problemas respiratórios.