Analistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participam, até 12/4, em Montes Claros, do primeiro Encontro de Gestores de Unidades de Conservação do Programa Copaíbas. A ação é uma oportunidade para troca de experiências sobre iniciativas conduzidas nas Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo programa, além de promover momentos específicos para alinhamento de procedimentos e outros esclarecimentos.
O gerente de criação e manejo de Unidades de Conservação do IEF, Edmar Monteiro Silva, destaca a participação no encontro. “Podemos alinhar os procedimentos e acompanhar o que vem sendo feito em outras unidades de conservação em termos de implantação e gestão”, afirma. “O IEF tem um protagonismo na gestão de unidades e conservação, mas poder acompanhar o que vem acontecendo em outros estados fortalece ainda mais o trabalho do órgão”, completa Edmar.
O programa prevê a aplicação de mais de R$30 milhões para o fortalecimento de 12 unidades de conservação sob gestão do IEF em Minas, no bioma Cerrado. Também participam da iniciativa órgãos ambientais dos estados de Goiás, Mato Grosso e Maranhão.
Copaíbas
O “Copaibas: Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado” é um programa de conservação ambiental coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) viabilizado com recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI).
O acordo de cooperação técnica com o IEF foi assinado em 2021 e tem duração de 5 anos. O instituto atua prioritariamente no apoio para consolidação de Unidades de Conservação Estaduais; fomento ao uso público ; iniciativas para o suporte do Manejo Integrado do Fogo e Apoio e criação de Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs)