Gráfica
Sicoob
Ótima
Rodas
Loc moral 3
Loc moral
RR MÍDIA 3
Patente
RR 2023 02
Optima seguros
Chama!!!
Pontual
Ótica santa luzia
Breno
Giro Luvas
Ramses
Quality
Forte vidros
Meio Ambiente

Governo de Minas fiscaliza intervenções hídricas na região da Zona da Mata

Valor a ser aplicado em autuações deve ultrapassar R$60 mil

16/04/2024 17h38
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

Como estratégia para coibir a poluição hídrica por lançamentos de efluentes no Rio Paraibuna e verificar o uso de recursos hídricos com finalidade industrial/mineral, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou fiscalização repressiva em intervenção hídrica nos municípios de Matias Barbosa e Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira. 

Nove estabelecimentos foram verificados durante as ações, promovidas pela Unidade Regional de Fiscalização Zona da Mata (Urfis-ZM) de 8 a 14/4. A previsão é que sejam lavrados dois Autos de Infração (advertências e multas simples) e o valor a ser aplicado em autuações deve ultrapassar R$60 mil. 

As principais irregularidades verificadas durante a operação foram utilizar ou intervir em recursos hídricos, nos casos de usos insignificantes, sem o respectivo cadastro ou em desconformidade com o cadastro, e causar intervenção que resulte em danos aos recursos hídricos.

Os alvos foram definidos a partir do levantamento de denúncias e requisições registradas no Sistema de Denúncias, da análise temporal de imagens de satélites, além do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA). 

Com o suporte de uma viatura da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , a equipe de campo contou com a atuação de técnicos, fiscais da Semad/Urfis-ZM, militares da 4ª Cia da Policia Militar do Meio Ambiente (PMMAMB), além do apoio de drones, aeronaves, medidor de vazão e GPS. 

A lavratura dos autos será realizada ao longo da semana, com a adoção das medidas administrativas cabíveis e a cientificação dos autuados. 

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. 

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link .