Por Itasat
O diretor executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou que a entidade está ciente da demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde brasileiro. "Agradecemos ao ministro por seu trabalho", disse nesta sexta-feira, em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.
Ryan destacou que cada país tem liberdade para agir da maneira como achar adequada, mas pediu aos governos para tomarem decisões baseadas em evidências e com apoio de toda a máquina estatal. Ele ressaltou ainda que a organização busca fornecer apoio técnico ao Brasil, por meio do escritório regional na América Latina.
Vacina
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a entidade trabalha para acelerar o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. "Ontem (quinta) conversei com o presidente da França, Emmanuel Macron, com Bill Gates e com outros parceiros para discutir como prevenir outra pandemia levando vacina de laboratórios da maneira mais rápida possível", disse, durante entrevista coletiva e Genebra, na Suíça.
No pronunciamento, Tedros Ghebreyesus lembrou que mais de 2 milhões de casos da doença foram registrados no mundo, com mais de 135 mil mortes. "Embora estejamos de luto por aqueles que perdemos, também celebramos aqueles que sobreviveram, as milhares de pessoas que estão se recuperando agora", ressaltou.
Segundo o diretor-geral, mais de 250 mil doações já foram feitas ao Fundo de Resposta Solidária, totalizando US$ 150 milhões. No sábado, a OMS promove um show com diversos artistas, que será exibido em emissoras de televisão do mundo inteiro, incluindo o Brasil, para promover os esforços no combate ao vírus. "Essa é uma oportunidade de expressar nossa gratidão aos trabalhadores na linha de frente e mobilizar filantropos, o setor privado e governos", pontuou.
Isolamento social
O diretor-geral reforçou aos países para seguirem o manual de recomendações da entidade ao avaliar o relaxamento das medidas de distanciamento social impostas pelo coronavírus. "O afrouxamento das restrições deve ser um processo gradual", disse durante a entrevista coletiva.