Por Itasat
Quem circular pela cidade de Betim, na Grande BH, sem máscara poderá ser multado em R$ 80. O uso obrigatório da proteção contra o avanço do novo coronavírus vale a partir desta segunda-feira. Em entrevista, o prefeito Vittorio Medioli disse que a multa será aplicada em último caso, “na reincidência de pessoas que querem desacatar uma norma que tem de ser tomada por todos”.
O uso da máscara vale para toda pessoa que transitar em espaços públicos, como ruas, praças, estabelecimentos públicos e privados e demais espaços abertos ao público, transporte coletivo, transporte individual, táxis, aplicativos e outros.
“Se todo mundo usar a máscara o retorno às atividades normais será muito mais rápido. Poderemos já liberar grande parte do comércio e das atividades produtivas”, disse Medioli.
A prefeitura vai distribuir máscaras para pessoas carentes, mas Medioli ressalta que a proteção pode ser feita até mesmo com uma camisa velha.
A fiscalização será realizada por equipes da Procuradoria-Geral do município, por meio do Procon, além da Guarda Municipal e Vigilância em Saúde.
Os comércios autorizados a funcionar (supermercados, padarias, sacolões, farmácias, postos de gasolinas, entre outros) deverão fazer o atendimento do lado de fora do estabelecimento. Se optar pelo atendimento em seu interior, devem, disponibilizar máscaras não retornáveis a todos os funcionários e aos clientes.
