RR MÍDIA 3
Coperlidere
Atualização

Coronavírus: Minas Gerais tem quase dois casos novos por hora; já são 44 mortes

Três novos casos de pacientes que evoluíram para óbito aparecem no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta terça-feira

21/04/2020 10h31
Por:

Por O Tempo

O Estado de Minas Gerais recebeu, entre segunda-feira (20) e esta terça-feira (21), a notificação da existência de 41 novos casos de coronavírus, uma média de quase dois novos pacientes infectados a cada hora. O número de mortes também cresceu de um dia para o outro na região, três óbitos acabaram confirmados nesse período nos municípios de Cataguases, na Zona da Mata, Uberaba, no Triângulo Mineiro e Varzelândia, na região Norte de Minas.

Apesar de constatadas apenas nesta terça-feira pela pasta estadual, essas mortes já aconteceram há alguns dias, sendo o óbito mais antigo em Cataguases, uma senhora de 84 anos que não resistiu à doença e morreu em 10 de abril. Os três casos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), são de pacientes com idades acima de 70 anos e que já tinham apresentado comorbidades anteriores.

Além dos 44 óbitos confirmados em Minas Gerais entre março e esta terça-feira, há outras 73 mortes em investigação para a doença. Após o aparecimento do primeiro caso de coronavírus, em Divinópolis no começo do mês passado, o Estado foi notificado de 1.230 pacientes diagnosticados com a Covid-19, sendo 459 apenas em Belo Horizonte.

A capital mineira é a cidade com maior concentração de casos e mortes em decorrência do coronavírus, mas não notifica óbitos pela doença há seis dias. Atrás  dela com o segundo maior no número de moradores diagnosticados aparece o município de Juiz de Fora, onde há 97 pessoas com a infecção, e dois óbitos confirmados para a doença. Uberlândia é a terceira cidade com mais casos em Minas Gerais, são 67, e a segunda com maior quantidade de mortes, um total de quatro.

Os óbitos registrados em Cataguases e Varzelândia são os primeiros nessas cidades. Já Uberaba alcança o triste número de três mortes pela doença com a confirmação nesta terça da morte de mais um paciente. Segundo relatório da Saúde, a morte em Cataguases aconteceu em 10 de abril, o que alerta para a demora na confirmação dos óbitos investigados no Estado.

O óbito de Varzelândia foi confirmado pela própria prefeitura da cidade no sábado (18). Trata-se de uma senhora de 75 anos, morta em 16 de abril. Com câncer, a mulher era tratada no estado de São Paulo e apresentou os primeiros sintomas do coronavírus ao retornar de viagem à região vizinha. Até a confirmação dessa morte, Varzelândia não tinha sequer um caso da Covid-19. O terceiro óbito dos novos relatados no balanço da Secretaria de Saúde aconteceu em Uberlândia, sabe-se apenas que era um paciente do sexo masculino que tinha 72 anos.