Coperlidere
RR MÍDIA 3
pagamento

MG prevê anunciar pagamento a servidores só em maio e aposta em 'Mansuetto' para amenizar crise

Crise financeira

30/04/2020 08h51
Por:

Por Itasat

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas, Otto Levy, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira que só no mês que vem deve ser dada uma previsão de como será feito o pagamento do próximo salário do servidor público estadual. A grande expectativa do Governo de Minas é que o Congresso Nacional aprove o Plano Mansuetto, que prevê que o governo federal reponha as perdas do estado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas exige medidas como o congelamento de salários do funcionalismo.

“Nossa maior esperança está na aprovação. No mais, por enquanto temos que acompanhar arrecadação. Temos feito reuniões semanais acompanhando, junto com o governador, com secretário de governo e com secretário da Fazenda e, em maio, vamos divulgar como será feito o pagamento dos servidores”, disse Levy.

Na tarde desta quarta-feira, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou uma série de obras e medidas de combate ao novo coronavírus. Elas serão feitas com R$ 645 milhões de compensação das mineradoras Vale e Samarco por causa das tragédias em Mariana, na região Central de Minas, e em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além da finalização dos hospitais regionais de Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas e Teófilo Otoni, o governo estadual anunciou a entrega do hospital de campanha em BH (com cerca de 800 leitos), a aquisição de 300 respiradores e a compra de 1 milhão de testes para a covid-19.