Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Taxa de ocupação de UTI por pacientes com covid-19 em Minas Gerais é de 4%

Boa notícia

30/04/2020 09h25
Por:

Por Itasat

Dados recentes do governo de Minas mostram que das 2.063 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de todo o estado, 99 estão ocupadas com pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, o que dá um percentual de 4%. É preciso considerar que os leitos de UTI também são utilizados para pacientes com outras doenças. Levando em conta todos os casos, a taxa de ocupação total dos leitos de terapia intensiva em Minas estava em 58% até o início da semana.

Belo Horizonte tem 906 leitos de UTI na rede SUS. São 698 leitos para pacientes com doenças diversas e 208 voltados para casos de coronavírus. A taxa atual de ocupação dos leitos de terapia intensiva para pacientes com covid-19 em BH é de 43%, já a taxa dos leitos para pacientes com outras doenças é de 95%.

Minas Gerais tem realidade diferente de Rio de Janeiro e São Paulo, estados da região Sudeste que estão perto do colapso no sistema de saúde em razão do avanço do novo coronavírus. 

Segundo especialistas em saúde e autoridades da área, os leitos de UTI são fundamentais para o tratamento de pacientes com coronavírus, que, nos casos mais graves precisam de ventilação mecânica. Por isso, a taxa de ocupação desses leitos é um dos indicativos do cenário de avanço da covid-19 e também um panorama da capacidade de atendimento para pacientes na rede pública.