Como foi publicado com exclusividade pela Folha, a Prefeitura de Sete Lagoas informa que o prefeito Duílio de Castro foi testado positivo para Covid-19 neste sábado, 2 de maio.

O teste foi feito assim que surgiram os primeiros sintomas. O prefeito, até então, estava trabalhando sem interrupções, na linha de frente de combate à pandemia, mas tanto ele quanto seus assessores mais próximos estavam cumprindo com as recomendações das autoridades sanitárias de usar máscara, higienizar frequentemente as mãos e manter distância mínima.
O exame foi colhido e processado no novo laboratório montado pela Prefeitura e pelo Unifemm. Por segurança, uma contraprova foi realizada durante o dia. Já no fim da noite, o resultado foi comprovado pelo segundo exame.
Nesta madrugada, o chefe do Executivo, por orientação de seu médico, foi admitido no hospital Libertae. A opção pelo hospital particular foi do médico, como forma de não comprometer leitos do sistema público, uma vez que a recomendação das autoridades é de que pacientes que possuem planos de saúde devem ser encaminhados para a rede suplementar.
Duílio de Castro está sendo acompanhado por uma equipe médica, passa bem e deverá, a partir de agora, cumprir quarentena de pelo menos 14 dias. Mais informações no boletim do Gabinete de Gestão de Crise desta segunda-feira, 4 de maio.
Clique no link abaixo e confira a publicação oficial do Executivo.
A equipe da Folha torce para a pronta recuperação do prefeito de Sete Lagoas.
Sete Lagoas é referencia no enfrentamento ao coronavírus
O boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesse sábado, 2 de maio, confirmava mais um caso positivo de Covid-19 ainda sem os dados do prefeito, chegando agora a sete casos confirmados, dois quais seis são considerados curados. Trata-se de um profissional da segurança pública, do sexo masculino, que teve contato com pacientes positivados em outro estado. Ele está estável e em isolamento domiciliar.
Em dois dias, as notificações subiram 4,5%, chegando a 823, dos quais 649 casos são considerados suspeitos e estão sendo investigados. Há 167 casos negativos. Dos cinco pacientes que estavam internados em hospitais da cidade na última quinta-feira, dois tiveram alta: um com exame negativo e outro ainda aguardando resultado da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte. Com um novo admitido, há agora quatro internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O óbito suspeito divulgado no último boletim ainda aguarda resultado de exame. Dois óbitos suspeitos já foram descartados.
Laboratório
O laboratório montado pela Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Unifemm, já iniciou os testes.