Por Itasat
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira o decreto que estabelece multa de R$ 80 para quem não utilizar máscaras na capital mineira. A medida passa a valer a partir de sexta-feira (15). A fiscalização será feita por agentes da PBH e da Guarda Civil.
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) em coletiva nessa terça-feira havia antecipado o valor, que estava em análise. De acordo com ele, a multa será aplicada "em qualquer logradouro público". Na sexta-feira (8), a PBH deverá receber 2 milhões de máscaras que serão distribuídas à população.
Na coletiva, Kalil fez duras críticas a quem não utiliza o item. "O povo de BH continua solidário, responsável, e eu queria deixar um recado: toda vez que a gente olhar para uma pessoa sem máscara andando na cidade, temos que olhar para essa pessoa como um idiota. Você vai olhar e falar: 'Ali tem um idiota'. Não é gritar, não vai chamar ninguém de idiota. Você vai ver o que é uma pessoa idiota, que só pensa nela", disse.
O prefeito também citou que a medida é essencial para que Belo Horizonte possa adotar o plano de reabertura de Belo Horizonte, que é estudado por um comitê com infectologistas e secretários, e está previsto para ser implementado a partir de 25 de maio.