Por Itasat
Termina nesta sexta-feira a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi ampliada neste ano. Nesta estapa estão incluídos a população indígena, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais, os profissionais das forças de segurança e salvamento, os caminhoneiros, os motoristas e cobradores de transporte coletivo, presos e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josiane Dias Gusmão, na população indígena foram vacinadas 5.259 pessoas, de um grupo de 14.193, o que corresponde a 37%.
Embora não proteja contra o novo coronavírus, a vacina contra a influenza, que causa a gripe, ajuda a evitar sobrecarga de pacientes com problemas respiratórios no sistema de saúde. “É extremamente importante que as pessoas que estejam dentro desse público sejam vacinadas para evitar essas complicações”, afirma.