RR MÍDIA 3
Coperlidere
Coronavírus

Secretários de Saúde dizem que momento não é de fazer testes e descartam lockdown

Em Minas

12/05/2020 09h09
Por:

Por Itasat

O secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que o momento não é adequado para fazer uma testagem em massa da população em Minas. A declaração foi nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva, que contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral. Na oportunidade, ele descartou lockdown.

“Muitas pessoas que são leigas entendem que quando se faz o exame uma vez está resolvido, não tem o vírus. Pode fazer o exame hoje e amanhã contrair o vírus, ou seja, aquela ideia de dar uma garantia nós não teríamos com esse tipo de exame”, disse Carlos Amaral.

Amaral afirmou que Minas faz o possível para evitar o pico da doença e comemorou o fato de o estado não ter uma sobrecarga no sistema de saúde. Como são poucos os testes, o secretário diz que o momento pela escolha da aplicação tem que ser preciso e que este não é o momento.

“Seria importante nós discutirmos enquanto sociedade este momento porque senão nós vamos começar a fazer testes, que vão vir negativo, semana que vem vamos ter que fazer mais testes e, em algum momento, os testes vão acabar. Aí como nós faremos?”, questionou. 

Lockdown

Após a declaração do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), de que, se a população não colaborar, BH pode ser a primeira cidade a decretar o fechamento total, o secretário adjunto de Saúde do estado, Marcelo Cabral, descartou no momento a possibilidade. “Cada um dos locais tem a sua característica, a sua particularidade. Como nós conseguimos estabelecer um enfrentamento, até esse momento adequado da pandemia, nós não pensamos, por hora, num lockdown”, finalizou.