RR MÍDIA 3
Coperlidere
Coronavírus

Novo coronavírus já circulava no Brasil no início de fevereiro, estima pesquisa da Fiocruz

Covid-19

12/05/2020 09h25
Por:

Por Itasat

O novo coronavírus já circulava no Brasil na primeira semana de fevereiro, estima uma pesquisa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o estudo, a transmissão comunitária do vírus começou por volta de 4 de fevereiro, ao menos 20 dias antes de o primeiro caso ter sido diagnosticado em um viajante que chegou da Itália, em 26 de fevereiro. Como a chegada do vírus precede a transmissão comunitária, os dados indicam que sua introdução no Brasil se deu no fim de janeiro.

A Fiocruz destaca que a pesquisa corrobora outras evidências de que o novo coronavírus começou a circular no país antes do primeiro caso oficialmente confirmado.

Uma delas é a hospitalização de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), medida pelo sistema Infogripe, da Fiocruz. O número de internações encontra-se acima do observado no ano passado desde meados de fevereiro.

O estudo foi publicado na revista científica "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz" e contou com a participação do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (que pertence à Fiocruz), da Fiocruz-Bahia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Universidade da República (Udelar), no Uruguai.