RR MÍDIA 3
Coperlidere
Coronavírus

Adolescente mineira de 14 anos que morreu com covid-19 passou por transplantes de coração

De Betim

12/05/2020 13h45Atualizado há 5 anos
Por:

Por Itasat

Uma adolescente, de 14 anos, foi a mais jovem moradora de Minas Gerais a morrer diagnosticada com a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O óbito foi lançado no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta terça-feira.

Ela residia em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas morreu dia 3 de maio, em São Paulo, onde estava internada após passar pelo segundo transplante de coração. Foi no município paulista que a jovem contraiu o vírus. 

Conforme a SES, o estado de São Paulo informou o caso oficialmente no dia 6 para a Secretaria de Saúde de Betim. O corpo da adolescente foi transportado de São Paulo para Betim na noite do dia 4, chegando na cidade mineira no dia seguinte pela manhã, quando foi sepultado sem a realização de velório.

Segundo a SES-MG, a jovem ia a São Paulo para consultas de rotina desde o primeiro transplante, feito em outubro de 2012 na cidade paulista. Em julho de 2019, a paciente começou a apresentar complicações e a equipe médica decidiu mantê-la no município para acompanhamento do seu quadro de saúde.

O tratamento era todo custeado pelo SUS e, durante o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a paciente e a acompanhante recebiam ajuda de custo para alimentação e transporte. Durante sua estadia em São Paulo, ela ficava hospedada em uma casa de apoio. 

Em setembro de 2019, a adolescente foi inserida novamente na fila de transplantes. Em janeiro de 2020 ela foi internada em definitivo, aguardando o transplante, realizado em 5 de março.

Em abril, o quadro de saúde apresentou piora e, no final do mês, ela teve resultado positivo para covid-19, enquanto estava internada. O quadro clínico complicou em razão da patologia pré-existente, que a deixava em condição de imunodeprimida.