RR MÍDIA 3
Coperlidere
abertura

Após reabertura gradual, prefeitura de BH diz não ter previsão para retorno de aulas

Flexibilização

26/05/2020 08h58
Por:

Por Itasat

O Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte (formado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e três infectologistas) optou pela cautela ao falar nesta segunda-feira sobre o primeiro de de reabertura parcial do comércio na cidade, em meio à pandemia de covid-19.

“Não temos ainda um parâmetro para poder dizer o que aconteceu, já que tem poucas horas que a primeira onda de flexibilização aconteceu”, disse o secretário. Ao ser solicitado um balanço deste primeiro dia, Jackson foi ponderado. “Se eu te der uma nota de 0 a 10, vou estar usando um critério subjetivo. Isso é tudo que nós tentamos evitar. A todo o tempo a gente está se baseando em indicadores mensuráveis”.

Sobre a possibilidade de retorno das aulas nas escolas municipais de BH, o secretário disse que ainda a data é incerta. “É outra grande interrogação. Não sabemos nem se a segunda etapa da primeira fase [de reabertura das atividades] vai continuar, quanto mais saber quando as aulas vão voltar. Nesse momento isso é imprevisível.”

A reabertura de nove setores comerciais nesta segunda-feira gerou grande movimento nos ônibus. A Itatiaia recebeu várias reclamações de coletivos lotados e sem álcool gel. Questionado sobre o assunto, o secretário disse que as empresas de transporte têm até sexta-feira (29), para regularizar a situação. “Qualquer aglomeração nos preocupa, mas nós sabemos também, pelos informes da Guarda Municipal, que foi absolutamente controlável”, finalizou.