Por Itasat
Carlos Eduardo Amaral, secretário estadual de saúde de Minas Gerais
O secretário estadual da saúde Carlos Eduardo Amaral, confirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (15), que, se Minas precisar de hospitais de campanha, serão colocados em funcionamento os que já existem em Belo Horizonte e Betim. Caso necessário, de acordo com o secretário, eles serão usados inclusive para atender regiões que estão com números mais alto de casos, como a do Vale do Aço.
Na coletiva, Carlos Eduardo Amaral disse que se reuniu com o secretário de saúde municipal de Belo Horizonte, Jackson Machado, que solicitou a abertura do hospital de campanha da capital, que fica localizado no bairro Gameleira, na região oeste da cidade. Ainda nesta semana, equipes técnicas das secretarias de saúde estadual e municipal devem se reunir para discutir a abertura do hospital, além da ampliação de leitos e estrategias de isolamento social.
"Quero lembrar que temos que manter resse isolamento do jeito que está sendo feito e talvez até com um pouco mais de dicação e atenção. Nós poderemos ampliar leitos, mas é fundamental que a sociedade entanda que a ampliação de leito é um esforço na melhora da assistência, mas, se nao houver um isolamento adequaado, nao há assistência que aguente", explicou.
Interior
Em relação aos de leitos na região noroeste do estado, em que a capacidade está no limite, o secretario estadual de saúde afirmou que haverá ampliação " já temos um plano de contigência para a região que prevê a abertura de leitos proporcionais e o envio de respiradores a medida que ele cheguem no estado", concluiu.