Por Itasat
O governo federal delegará a administração do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para o Governo de Minas. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em reunião virtual com deputados federais e senadores mineiros.
Ele assinou uma portaria que revoga a atribuição da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de gerir o aeroporto. O processo de transferência foi formalizado por meio de um convênio do ministério com o governo estadual e deve ocorrer até 31 de dezembro. O período da outorga será de 35 anos.
“A transferência da gestão do Aeroporto da Pampulha é uma antiga demanda do Governo de Minas Gerais e significa o início do processo de transformação do aeroporto, que possui importância estratégica para o estado”, afirmou o ministro.
Participante do encontro online, o governador Romeu Zema (Novo) disse que os terminais terão grande movimentação após a pandemia e considera que a medida aumentará a importância do Aeroporto da Pampulha.
“Se nós já tínhamos aqui em Minas um aeroporto que estava atendendo razoavelmente bem, e havia previsão de que continuasse atendendo por mais 5 anos, talvez agora esse horizonte vai ser por mais 10 ou 15 anos”, disse Zema.