Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Ambulâncias do Samu de BH transportam até dois pacientes com suspeita de covid-19 ao mesmo tempo

Pandemia

19/06/2020 08h37
Por:

Por Itasat

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) denuncia que ambulâncias do Samu da capital já transportam até dois pacientes com suspeita de covid-19 ao mesmo tempo. Para o sindicato, a situação coloca em risco os profissionais do SUS-BH, pacientes e também demonstra o aumento expressivo dos casos de covid-19 na capital. 

Um levantamento feito pelo Sindibel aponta que 76 trabalhadores da saúde apresentaram sintomas e testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 64 desses casos ocorreram nos últimos 30 dias. Três das vítimas precisaram de internação, sendo dois no CTI. 

Vice-presidente do Sindibel, Ilda Alexandrino diz que o sindicato recebeu várias reclamações sobre o transporte irregular de pacientes nos últimos dias. “Isso coloca os trabalhadores em risco e também os próprios pacientes, porque um pode ter covid positivo e o outro não”, diz.

O gerente do Samu de Belo Horizonte, Roger Lage, não nega que esteja ocorrendo o transporte de até dois pacientes com Covid-19 em uma mesma ambulância, mas descarta que, por causa disso, haja um aumento significativo de contaminação cruzada. “O Samu Belo Horizonte tem protocolos rigorosos de conduta. Eventualmente, não sendo uma regra contínua, é uma ocorrência eventual, fazemos transportes  de até dois  pacientes suspeitos de covid-19”, diz Roger, ressaltando o uso de equipamentos de proteção entre os envolvidos.