Por Itasat
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, declarou nesta quarta-feira no programa Plantão da Cidade, da Itatiaia, que um dos fatores do aumento de casos de covid-19 na cidade se deve ao relaxamento da população.
Contagem registra hoje 728 casos confirmados de coronavírus e 38 óbitos ocorridos devido a complicações da doença.
“Nós temos uma cidade de 700 mil habitantes. Tomamos as medidas, mas somos irmãos de Belo Horizonte. Considerando a nossa população, nós estamos no mesmo patamar de cidade de grande porte, como Uberlândia, Valadares e Juiz de Fora. É uma doença implacável. Ao contrário do que alguns insistem em não acreditar, ela pode ser fatal para grupos de risco. A população ainda não se deu conta de que a covid-19 mata. Todas as ações que a prefeitura fez para conscientizar a população na pandemia e criar retaguarda hospitalar para enfrentar o pior momento do pico não faz sentido se as pessoas não criarem consciência coletiva e se não tiver distanciamento. Lamentavelmente, ao longo desses 90 dias a gente percebe um relaxamento da população de Contagem”, afirmou o prefeito.
Ao ser questionado sobre os altos números de casos, Alex diz lamentar. “Quando olho esses números, é com muita tristeza. Porque não são números. São pessoas que se vão. Todos nós estamos muito aflitos para tentar acertar”, declarou.
O levantamento atualizado da prefeitura aponta que 82% do leitos clínicos e 85% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade. Ainda ao ser questionado se há possibilidade de colapso na rede de saúde do município, o chefe do Executivo que não.
“Nós temos uma retaguarda. Hoje, a gente tem 43 leitos disponíveis para Covid-19, mas podendo chegar a 124. Apesar de não fazer hospital de campanha, nós temos equipamentos contratados. Optamos também por ampliar a estrutura do nosso complexo hospitalar. E alugamos o Hospital Santa Helena que é uma unidade muito tradicional na cidade. Porém, a gente vai utilizando esses leitos e recursos à medida que vamos monitorando a necessidade. Então nossa equipe está muito atenta e, na medida que for necessário ampliar, nós vamos ampliar. Eu acho muito difícil dizer que não errou em tempo de pandemia atípica que ninguém está acostumado a enfrentar. Mas com muita humildade digo que nossa equipe está trabalhando para acertar”, afirmou.