RR MÍDIA 3
Coperlidere
Alerta

Secretaria de Estado de Saúde fará reunião para discutir falta de medicamentos em MG

Secretários municipais do Estado afirmam que medicamentos usados em UTIs de hospitais do Estado estão com estoque baixo

25/06/2020 14h35
Por:

Por Itasat

Está programada para esta sexta-feira (26), um encontro entre o conselho de secretários municipais de Minas Gerais e a Secretaria Estadual de Saúde para buscar soluções para a falta de medicamentos importantes usados em UTI de hospitais de várias regiões mineiras. 

A escassez de anestésicos e de bloqueadores neuromusculares, que são fundamentais para cirurgias e internações no caso da Covid-19, preocupam profissionais do setor. 

 Na capital, por exemplo, há estoque para pelo menos mais três semanas. O presidente do conselho de secretarias municipais de saúde de Minas Gerais, Eduardo Luiz da Silva, detalha o momento crítico. 

“Essa é uma situação que começou a ser discutida há duas semanas através do Ministério da Saúde que percebeu a falta desses medicamentos em prestadores. A partir dessa evidência, o Ministério da Saúde começou a verificar nos Estados qual era a situação. Então, em Minas nós fizemos um levantamento, que foi repassado a Secretaria de Estado de Saúde sobre a necessidade de vários prestadores de serviço do estado sobre os medicamentos usados em UTI. Esses medicamentos são fundamentais para anestesiar o paciente em cirurgia ou entubação”, explica.

Alguns municípios, como Belo Horizonte e Montes Claros, segundo o  presidente do conselho de secretarias municipais de saúde de Minas Gerais estão baixos.