Por Itasat
O secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva realizada a distância que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) habilitou mais três laboratórios para ampliar e descentralizar a realização de testes da covid-19 em Minas.
O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho, também participou da coletiva e explicou por que, mesmo com aproximação do pico da curva, previsto para o próximo dia 15, houve mudança de onda na região Centro-Sul do estado, que foi autorizada a passar da Onda Verde, na qual só funcionam estabelecimentos considerados essenciais, para Onda Branca, onde é possível abrir aqueles estabelecimentos considerados de baixo risco.
“Foi uma avaliação pela metodologia do Minas Consciente, com base nos dados de momento. A ocupação dos hospitais não estava tão grande, a incidência não estava tão grande, então isso indicava a possibilidade de seguirmos para uma nova onda”, disse.
Até esta sexta-feira foram 70.086 casos confirmados da covid-19 no estado, 23.437 em acompanhamento, 45.145 recuperados e 1.504 óbitos confirmados, 59 a mais que a quinta (9). O chefe de gabinete esclareceu que essas 59 pessoas não morreram nas últimas 24 horas, apenas foi divulgado o resultado do exame.