Por Itasat
Estudos publicados no The New England Journal of Medicine mostram que não há associação entre o uso de medicamentos para hipertensão e o agravamento da covid-19.
Essa possibilidade foi cogitada já que o novo coronavírus invade as células ao se ligar em um receptor chamado de ACE2, estrutura que integra o sistema de controle da pressão no organismo. Experimentos feitos com animais mostraram que remédios para hipertensão aumentaram a quantidade desses receptores, o que significaria mais chances do vírus da covid entrar nas células saudáveis.
O primeiro estudo é da Universidade de Harvard e foi feito com pacientes de 11 países diferentes. O segundo, feito por experts italianos, avaliou 6.272 pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19 e outros 30.759 sem o vírus. O terceiro foi conduzido pela Universidade de Nova York e checou registros médicos de 12.594 pacientes, dos quais 5.894 testaram positivo para a doença.
Nos três estudos ficou comprovado que nenhum comprimido para hipertensão avaliado foi vinculado a formas mais severas da covid-19.