Coperlidere
RR MÍDIA 3
Menos óbitos

Média diária de mortes por covid-19 em Belo Horizonte cai de 14,8 para 4 em menos de um mês

Baixa mais significativa foi registrada na semana passada, quando foi autorizada a flexibilização do comércio de Belo Horizonte

11/08/2020 08h48
Por:

Por Itasat

Dados obtidos mostram as mortes em decorrência da covid-19 por dia do óbito e não pela data de registro, como é apresentado no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Os números apontam que a pandemia vem perdendo força na capital mineira. Após dias consecutivos de alta na média diária de mortes, a queda é vertiginosa nas três últimas semanas. 

A média era de 14,8 óbitos na semana dos dias 11 a 17 de julho e caiu para 13,8 na semana entre 18 e 24. Outra queda pode ser vista ainda na semana de 25 a 31 de julho: 11,7 mortes diárias, neste período de sete dias. 

No entanto, a baixa mais significativa foi registrada na semana passada, quando foi autorizada a flexibilização do comércio de Belo Horizonte. A média diária de óbitos, nos primeiros 7 dias de agosto, caiu para 4 mortes.

Membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano admite que a queda é importante, mas alerta que a população não pode baixar a guarda. 

"Está muito longe ainda de falarmos que estejamos fora do platô,em queda. A situação de saturação de UTI ainda é extremamente preocupante. O fato de termos tido uma queda não significa que nós não estejamos tendo um número expressivo de casos, não significa, inclusive, que possamos ter uma segunda onda em Belo Horizonte e na região metropolitana. Esse cenário pode mudar de uma hora para outra, ainda mais com a flexibilização.Então, é fundamental que as pessoas mantenham-se em casa, só saiam quando necessário, mantenham todos regramentos de higiene (uso de máscaras, distanciamento físico), porque tem muita coisa para acontecer. Estamos longe do fim da pandemia", alerta o médico.