Por Itasat
Belo Horizonte não vai mais avançar para a Fase 2 de reabertura do comércio nesta semana, frustrando as expectativas dos lojistas. A entrevista coletiva prevista para esta quarta-feira, para tratar do assunto, não vai mais ocorrer. Assim, bares, restaurantes, lanchonetes, parques, praças e museus permanecem fechados nesta semana.
Conforme apurado, existe uma possibilidade de que a Fase 2 seja desmembrada, com autorização inicial para reabertura de parques e praças e uma posterior para bares, restaurantes e lanchonetes. Se houver este desmembramento, ele deve ser anunciado em uma entrevista coletiva ainda nesta semana, com divulgação dos protocolos para reabertura do setor, a partir da semana que vem.
Na tarde dessa terça-feira (18), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reuniu com representantes do sindicato dos lojistas, hotéis, restaurantes e bares e similares da Grande BH. De acordo com Paulo Pedrosa, presidente do sindicato, Kalil informou que, no momento, não pode prometer a data de quando os bares e restaurantes de BH serão reabertos. Mas segundo ele, na semana que vem deve haver um novo encontro, quando será feita uma nova avaliação do momento.
“O prefeito foi muito enfático e firme na sua resposta, dizendo que não pode prometer data nem essa semana nem semana que vem. Mas prometeu que na semana que vem vai voltar a se reunir com a gente para uma nova avaliação. Nós pedimos o funcionamento do setor em dias da semana, de segunda a sexta, das 11h às 17h, para o almoço. Ele ficou de estudar e olhar com carinho. O sindicato não vai judicializar. O sindicato não vai pressionar. Nós temos que trabalhar com equilíbrio”, disse Pedrosa, que estima que mais de mil empresas do setor de gastronomia e hotelaria devem quebrar.
O presidente do sindicato dos lojistas da capital, Nadim Nonato, também estava na reunião com o prefeito. Além de apresentar dados do faturamento dos comerciantes na primeira quinzena de agosto, pediu que a prefeitura flexibilize mais um dia de funcionamento.
“Nós entendemos que precisamos continuar abrindo. Pedimos ao prefeito uma maior flexibilização na semana que vem. A proposta do Sindilojas é abrir quatro dias e ficar três fechados, o que nos daria uma abertura na terça, quarta, quinta e sexta da semana que vem. Fizemos ainda um outro pedido ao prefeito. Solicitamos a liberação dos restaurantes para almoço porque muitos dos nossos funcionários e nós mesmos não têm lugar para almoçar. Ele disse que vai se reunir com os médicos e vai aguardar os números de hoje à noite. Ele deve se pronunciar na quinta-feira”, declarou.
Flexibilização
O comércio de Belo Horizonte reabre nesta quarta, quinta (20) e sexta-feira (21). As lojas de rua funcionam das 11h às 19h. Já os shoppings estão liberados para abrir das 12h às 20h.
O boletim epidemiológico atualizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aponta que o número de óbitos por covid-19 subiu para 839. Os casos confirmados chegam a 29.273. Mais de 600 confirmados nas últimas 24 horas.
Sobre a ocupação de leitos de UTI, específicos para pacientes com covid-19, a média entre rede pública e privada no momento é de 63%. Na rede SUS, 66% das vagas de terapia intensiva para tratamento da covid-19 estão ocupadas. Na rede privada esse índice é de 59%.