Por Itasat
Um total de 433 cidades com até 30.000 habitantes avançam no Minas Consciente para a Onda Amarela. Além disso, 51 municípios da região Leste do Estado, como Governador Valadares, Resplendor e Sobrália, avançam para essa classificação.
Em entrevista coletiva virtual nesta quinta-feira sobre a covid-19, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, afirmou que isso significa praticamente a volta à normalidade.
“Na Onda Amarela você pode abrir, praticamente, uma quantidade enorme de segmentos. Os bares e restaurantes, por exemplo, já começam a permitir consumo no local. Autoescolas podem funcionar, salões de beleza, atividades de estética, comércio de eletroeletrônicos, lojas de roupas e bijuterias... Então a Onda Amarela quase que volta à normalidade”, disse.
O secretário também confirmou que academias e agências de turismo passam para a Onda Amarela, com protocolo definido para atender ao público.
Em 24 horas, o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde registrou mais 3.904 casos de covid-19, totalizando 185.062. O número de mortes subiu para 4.543, são 107 a mais.
Platô
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva nesta quinta-feira detalhou os números da covid-19 em Minas e afirmou que a atualização dos dados está cada vez mais precisa, com média de 80 mortes diárias.
“Quando vemos que tivemos 107 óbitos confirmados nos dias de hoje e analisamos a data da ocorrência desses óbitos, nós vemos que em torno de 80% dos óbitos aconteceram nos últimos 15 dias. Nós temos ainda 20% de óbitos que são óbitos antigos que estão sendo também atualizados”, disse.
“Sobre o platô que nós falamos, parece que a cada dia se consolida mais um nível, estando por volta de 80 óbitos, 82, talvez o teto do platô não deve variar muito se não houver alguma mudança significativa”, completou.