Por Redação
A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura realizou, nos dias 14 e 15 de julho e 2 de agosto, uma blitz esportiva com o objetivo de conscientizar os praticantes de atividades físicas sobre a forma correta de execução de exercícios e alimentação saudável. A ação foi realizada em dois locais: no Parque Náutico da Boa Vista e na Serra de Santa Helena, ao lado da capela. Profissionais de educação física e demais servidores da Secretaria acompanharam o projeto que foi fomentado em função do fechamento das academias nesses tempos de pandemia, tornando os espaços públicos aptos à realização das atividades e recebendo centenas de pessoas diariamente.
Na orla da Lagoa da Boa Vista, segundo pesquisas realizadas pelos agentes da ação, 62% dos entrevistados são mulheres e 32% homens. Em questionamento sobre hábitos de se exercitar, 82% relataram que sim, se exercitam e 8% disseram que não fazem atividades físicas frequentemente. Foi interrogado também sobre a quantidade de vezes por semana que praticam este tipo de atividade, sendo que 42% responderam que se exercitam cinco vezes por semana, 34% realizam atividades três vezes por semana e os demais não são assíduos, ou seja, praticam esporadicamente.
Além da pesquisa voltada para a correta alimentação e realização de exercícios, a Secretaria também levou em consideração a realização de atividades físicas em família. Dos entrevistados, 20% disseram que preferem viajar e somente 16% realizam caminhadas em família.
Na Serra
Já na Serra de Santa Helena, 63% dos entrevistados são homens e 37% mulheres. Destes, 72% têm entre 31 e 60 anos de idade. No alto da serra, 84% dos entrevistados realizam atividade física com frequência. Destes, 21% praticam atividades cinco vezes por semana. Embora 39% tenham foco em melhorar o condicionamento físico, as atividades agregam diversos benefícios ao convívio diário do indivíduo, pois fortalecem o sistema imunológico, previnem o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhoram o condicionamento muscular e cardiorespiratório, além da qualidade do sono, reduzindo estresse, e são uma grande aliada aos tratamentos da depressão e ansiedade.
Por estes motivos, as atividades físicas têm sido tão recomendadas em tempos do novo coronavírus por profissionais de saúde, conforme explica o secretário adjunto de esportes e lazer, Fabrício Fonseca. "É notável o crescimento do número de pessoas fazendo caminhadas ou outras atividades físicas nos últimos meses. As academias fechadas fizeram com que a população fosse para as ruas praticar exercícios, porém, sem a presença do profissional, e isso pode ser perigoso. Por isso que nossa equipe foi às ruas dar dicas de execução de exercícios e alimentação adequada. Para que a população continue a praticar, pois além de fortalecer nosso sistema imunológico, ainda auxilia na manutenção contra ansiedade, uma doença que tem crescido muito com a mudança repentina na rotina das pessoas", explica.