Por Itasat
Agora que as primeiras macrorregiões do Estado passaram para Onda Verde do programa Minas Consciente, que permite abertura do maior número de comércios, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, João Pinho, explicou quais são os critérios utilizados para mudança de onda e por que são necessários 28 dias para mudar de uma onda para outra.
“Quais são os indicadores que a gente trabalha: a gente tem três grandes grupos de indicadores. O primeiro indicador de incidência, indicadores que nos mostram como que a doença está hoje e indicadores da nossa capacidade de atendimento. Também levamos em conta a velocidade de avanço da doença. Para essa transição da Onda Verde para a Onda Amarela, são necessários 28 dias, que é um período mínimo que a gente precisa ter de monitorar o que aconteceu com a sociedade”, explicou o secretário.
Minas Gerais tem hoje 228.013 casos confirmados do novo coronavírus e 5.708 óbitos devido a doença. De acordo com os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na manhã desta sexta-feira (4), 192.246 mineiros já se recuperaram da doença no estado.
Onda verde:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
- Parques, zoológicos e jardins
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens