Optima seguros
Pontual
Sicoob
Ótima
Loc moral
Forte vidros
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Ramses
Patente
RR 2023 02
Gráfica
Quality
Breno
Rodas
Loc moral 3
Operação Crassa

PF cumpre mandados em Minas em operação contra garimpo ilegal de diamantes

Entre os alvos da operação estão lideranças indígenas, garimpeiros, intermediários e empresários

24/09/2020 13h02
Por:

Por Itasat

A Polícia Federal faz, nesta quinta-feira (24), uma operação contra a exploração ilegal de diamantes na Terra Indígena Cinta Larga e na Reserva Roosevelt em Rondônia, no Norte do Brasil.

No total, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em Rondônia e também em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Piauí, Mato Grosso e Distrito Federal. Entre os alvos da operação estão lideranças indígenas, garimpeiros, intermediários e empresários.

Esquema

As pedras preciosas, segundo a Polícia Federal, são retiradas ilegalmente e passam por avaliação de intermediário até serem vendidas em joalherias — principalmente em São Paulo e no exterior, em países como França, Itália e Suíça.

O esquema, que começou em 2018, movimenta cerca de 20 milhões de dólares por mês. Os diamantes da reserva indígena estão entre os mais valiosos do mundo.

De acordo com a investigação, líderes indígenas autorizavam a entrada de garimpeiros na reserva. Depois, um intermediador fazia a ponte com um comprador. Entre os crimes estão organização criminosa, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro.