Por Itasat
O bar e restaurante Templo Cervejeiro, anexo à sede da Cervejaria Backer, no bairro Olhos D’Água, região do Barreiro, reabriu as portas nesse sábado (17), para o público. A reportagem da Itatiaia esteve no local e apurou que dentre os produtos vendidos no espaço estava a cerveja Amber, produzida em São Paulo, pela Cervejaria Germânia. A bebida seria inspirada na receita da cerveja Capitão Senra, da Backer, que teve a venda proibida por precaução, juntamente com todos os produtos da empresa, após vazamento da substância Dietilenoglicol de um tanque de resfriamento da fábrica.
A substância contaminou a cerveja Belohorizontina, carro chefe da empesa na época. De acordo com Polícia Civil, 26 consumidores foram vítimas da substância, dez morreram e 16 tiveram sequelas graves.
A reportagem da Itatiaia ouviu relatos de seguranças da casa de que o espaço foi arrendado, ou seja, alugado por renda fixa que permite ao empreendedor usar o imóvel e todo mobiliário disponível.
Após a divulgação nas redes sociais das fotos da nova cerveja Amber, que tem um pequeno emblema da Capitão Senra no rótulo, familiares e vítimas da intoxicação no ano passado ficaram revoltados com uma suposta festa de lançamento da nova bebida. Em entrevista ao portal O Tempo, o gerente da organização, Dalisson Santos, afirmou que o local não vende nenhum item produzido pela Backer na capital.
As linhas de produção foram impedidas de funcionarem pelo Ministério da Agricultura, por precaução, durante as investigações do caso. O gerente ainda afirmou que não houve festa e que todo consumo foi pago e que isso precisa ocorrer para gerar empregos.
A reportagem da Itatiaia esteve na porta do Templo Cervejeiro, na noite de sábado, após denúncia de ouvintes. Entretanto, os portões já estavam fechados. Os clientes do bar saíram do local normalmente e não foi registrado som alto ou aglomeração na entrada e no interior do local. A assessoria da Backer ainda não se pronunciou sobre a reabertura do bar e sobre o questionamento das vítimas e familiares nas redes sociais.