Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prometeu nesta quarta-feira que, durante o período chuvoso, as buscas continuam pelas 11 vitimais fatais que ainda não foram encontradas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
Os familiares se reuniram com o governador para agradecer o trabalho realizado até então e pedir a continuidade da operação, mesmo com a chegada da chuva, que dificulta o trabalho, já que altera as características do terreno.
Outra peculiaridade do período chuvoso é que, dependendo do número da gravidade de ocorrências de chuva, grande parte do efetivo da Corporação, que é deficitário em Minas Gerais precisa ser deslocado para o atendimento de emergências.
O governador, durante o encontro, realizado a portas fechadas em Belo Horizonte, respondeu às famílias que o planejamento de buscas segue, mesmo com o período chuvoso, que começa agora em outubro e só termina em março.
Zema também disse que as buscas não têm data para terminar. A operação do Corpo de Bombeiros em Brumadinho, que completa dois anos no dia 25 de janeiro do ano que vem, é a mais longa da história do Brasil e uma das mais longas do mundo.
Os parentes das vítimas, os bombeiros e o próprio governador se referem às pessoas que ainda estão desaparecidas, que são 11, como “joias”. Ao todo, 259 corpos foram resgatados.