RR MÍDIA 3
Coperlidere
Processos travados

STJ lança plano com atualizações na política de segurança digital após ataque hacker

Computadores da Corte foram invadidos na semana passada e, desde então, sistema de informática do tribunal está fora do ar com 12 mil processos travados

10/11/2020 10h35
Por:

Por Itasat

Após tomar posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no final de agosto, o ministro Humberto Martins começou a trabalhar para desenvolver o plano de metas a serem cumpridas durante sua gestão no biênio 2020-2022.

As 47 metas foram divididas em três eixos: governança, tecnologia e inteligência artificial e comunicação com a sociedade. No primeiro, foram desenhadas para reduzir a demora na prestação jurisdicional. No segundo, para estruturar uma área de dados na Corte e intensificar a digitalização. No terceiro, para ampliar os canais de contato com os cidadãos.

O plano prevê ainda a instituição de um banco para divulgar dados abertos e estratégias para a implementar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no STJ. Diante da pandemia de covid-19, o Superior Tribunal de Justiça também prepara iniciativas de Segurança em Saúde e aprimoramento do teletrabalho e do trabalho remoto.

Estão previstas ainda atualizações na política de segurança da informação. Na semana passada, os computadores da Corte foram invadidos em um ataque hacker que bloqueou a base de dados dos processos em andamento e quase paralisou os trabalhos no tribunal. A previsão é que o sistema de informática seja reestabelecido e volte a funcionar gradualmente a partir desta segunda-feira, 9.

“Em face ao inquestionável aumento de volume de ataques cibernéticos ocorridos nos últimos tempos, à evolução tecnológica, à criticidade e à sensibilidade dos dados armazenados pelo Tribunal, é essencial a constante evolução da área de Segurança da Informação na TI do STJ”, informa o plano.