Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Chama!!!
Gráfica
Loc moral
Forte vidros
Ramses
Optima seguros
Rodas
Pontual
Breno
Giro Luvas
Quality
RR 2023 02
Ótima
Sicoob
Ótica santa luzia
Patente
Esperança

Vacina de Oxford contra covid tem eficácia média de 70% e pode alcançar até 90%

Segundo pesquisadores, a vacina parece prevenir não apenas a doença, mas a infecção também, o que poderia frear a disseminação do vírus

23/11/2020 08h29
Por:

Por Itasat

O laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram nesta segunda-feira que a vacina contra a covid-19 que estão desenvolvendo tem eficácia média de 70,4%. Nos testes, a vacina foi administrada de duas formas diferentes: na primeira delas, os voluntários receberam metade de uma dose e, um mês depois, uma dose completa. Nesse grupo de voluntários, a eficácia foi de 90%. Já no segundo grupo, que recebeu duas doses completas da vacina, a eficácia foi reduzida a 62%. Esses dois resultados permitiram obter eficácia média de 70%. Essas conclusões foram possíveis a partir dos testes de fase 3 - a última etapa dos estudos - realizados na Inglaterra e no Brasil. 

Nenhum evento grave relacionado à segurança da vacina foi confirmado e o imunizante não apresentou efeitos colaterais graves em nenhuma das duas formas de aplicação. A eficácia e segurança desta vacina confirmam que será muito competente contra a covid-19 e que terá um impacto imediato nesta emergência de saúde pública", disse o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, em um comunicado.

"O mais importante, pelo que soubemos, é que a vacina parece prevenir a infecção, não apenas a doença. Isso é importante porque a vacina poderia reduzir a disseminação do vírus também e proteger os vulneráveis de uma doença grave", disse Peter Horby, professor da Universidade de Oxford. Ele também ressaltou que a vacina pode ser "armazenada na geladeira, diferentemente das outras vacinas (da Pfizer e Moderna, que precisam ser armazenadas no congelador), o que é uma solução mais prática para o uso ao redor do mundo". 

A análise interina foi possível a partir do registro de 131 casos de covid-19 entre os participantes. Um grupo de voluntários recebeu a vacina contra a covid-19 e outro recebeu uma vacina já aprovada contra meningite.

Embora a eficácia da vacina de Oxford seja menor que a das concorrentes norteamericanas, os dados apresentados nesta segunda-feira aumentam a expectativa sobre as chances de desenvolver várias vacinas eficazes, utilizando diferentes abordagens. Especialistas em saúde pública dizem que o mundo vai precisar de muitas vacinas para atender a demanda global. 

A vacina da AstraZeneca usa uma versão modificada de um vírus gripal comum em chimpanzés, combinada com uma proteína encontrada na superfície do coronavírus, para instruir as células do corpo humano a combater o vírus causador da covid-19. Essa tecnologia é diferente da utilizada pela Pfizer/BioNTech e Moderna, baseada no RNA mensageiro, e que necessita de armazenamento a temperaturas abaixo de -70 graus celsius. 

A AstraZeneca - uma das empresas mais valiosas do Reino Unido - vai se preparar imediatamente para submeter esses resultados às agências regulatórias ao redor do mundo, inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A empresa também vai solicitar autorização de uso emergencial à Organização Mundial de Saúde (OMS) para acelerar a disponibilidade da vacina em países subdesenvoldidos. Ao mesmo tempo, uma análise completa dos resultados deve ser feita por pesquisadores independentes. Os dados ainda serão enviados para publicação em uma revista científica. 

De acordo com a Universidade de Oxford, novos casos devem ser registrados até a análise final. Estudos futuros vão determinar a duração da imunidade contra o coronavírus.