RR MÍDIA 3
Coperlidere
Imunização

Prefeitura de Belo Horizonte detalha início da vacinação em profissionais da saúde

A previsão é que a imunização tenha início em 24 horas após a chegada de 60 mil doses da Coronavac, o que deve acontecer ainda hoje

19/01/2021 08h24
Por:

Por Itasat

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) explicou, nesta segunda-feira, como será o início da vacinação contra a covid-19 na capital mineira, que espera receber 60 mil doses da Coronavac. Aproximadamente 561 mil doses do imunizante foram encaminhados pelo Governo Federal ao Governo de Minas nesta segunda-feira. A previsão é de que o produto chegue ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta noite. 

Segundo a PBH, a vacinação terá início em 24 horas após o recebimento das doses. Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Taciana Malheiros, a vacinação terá início em profissionais da saúde que trabalham dentro de unidades de internação de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Depois para quem atua em enfermarias. Em seguida, serão vacinados trabalhadores de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)". 

Os profissionais somam cerca de 30 mil pessoas, quantitativo que é abrangido pelas 60 mil doses. Vale ressaltar que são necessárias duas doses para a imunização.

Conforme apurado pela reportagem, a tendência é que a vacinação tenha início na noite desta terça-feira (19). No mais tardar, nas primeiras horas de quarta-feira (20).

As doses que chegam a Minas são da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. O Ministério da Saúde reservou 6 milhões de doses do imunizante para disponibilizar aos estados. A Coronavac foi aprovada para uso emergencial no Brasil nesse domingo (17), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Outro imunizante que será produzido no Brasil, em parceria com a FioCruz, é o imunizante da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca. O país possui acordo com a Índia para importação de dois milhões de doses, mas a entrega está prevista para os próximos dias.