Principal 4
Principal 3
Principal 2
Principal 6
Principal 1
Principal 5
Prefeitura Sete Lagoas home
estreitando relações

Sete Lagoas e Contagem estreitam relações para aumentar a eficiência da administração pública

Importantes departamento que atuam na retaguarda na Prefeitura fizeram um intercâmbio com Contagem na busca da eficiência da máquina pública

18/02/2021 09h11Atualizado há 2 semanas
Por: Ricardo Chaves

Por Ascom Prefeitura

Na foto: Leandro Vinicius de Araújo Rodrigues, Helena Aparecida Alves Silva, Francisco Hênio de Melo França, Guilherme Moreira Mota, Vanusa Cordeiro Jorge, Luciana de Fátima Ribeiro Batista, Magno Abreu Machado e Duilliam Nascimento Santos

Os departamentos de Controle Interno, Ouvidoria e Corregedoria da Prefeitura de Sete Lagoas realizaram uma visita técnica a setores afins da Prefeitura de Contagem. O principal objetivo foi conhecer como a segunda cidade mais importante da Região Metropolitana de Belo Horizonte trabalha na gestão de boas práticas e promoção da transparência pública.

A Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o processo de fortalecimento de seus órgãos fiscalizadores ainda em 2019. Um marco que ilustra bem esse objetivo foi a regulamentação do Programa de Integridade Municipal – Compliance que, no mesmo sentido, abrange questões relacionadas ao combate à corrupção, à identificação e gestão de riscos, transparência pública, investigações internas e responsabilização de irregularidades praticadas contra a administração pública, nos moldes da Lei Federal n. 12.846/2013.

Agora, para avançar, uma alternativa é conhecer de perto a estrutura, atribuições e atividades desenvolvidas em outros municípios. “A ideia é levar boas práticas e procedimentos para o dia a dia de nossa atuação. A busca por uma administração cada vez mais eficiente é contínua e passa por um controle interno forte e uma cidade mais transparente”, avalia o Controlador Geral do Município, Duilliam Nascimento Santos. “Este tipo de ação é imprescindível para que nossos órgãos de controle possam contribuir para uma gestão dos recursos públicos e controle dos gastos. Muito importante também para o desenvolvimento do programa de integridade”, completa a gerente de Controle Interno da Prefeitura de Sete Lagoas, Luciana de Fátima Ribeiro Batista.

A ótima receptividade de portas abertas na Prefeitura de Contagem permitiu conhecer a estrutura e os mecanismos de atuação do município. De uma maneira geral, a troca de experiências entre os órgãos municipais, que atuam na retaguarda e com objetivo de garantir a total legalidade em processos ligados à administração, foi altamente proveitosa e, certamente, vai gerar bons resultados. “É uma parceria que fortalece as instituições e sua independência. Uma maneira de unificar procedimentos, trocar ideias e debater pontos jurídicos importantes”, comentou o corregedor geral do Município de Contagem, Ricardo Eugênio da Cruz Vitorino.

Representando Sete Lagoas ainda participaram do encontro os servidores municipais: Leandro Vinicius de Araújo Rodrigues, Helena Aparecida Alves Silva, Francisco Hênio de Melo França, Vanusa Cordeiro Jorge  e Magno Abreu Machado.