Por Itasat
Uma paciente com suspeita de covid-19 morreu na porta de um hospital de Coração de Jesus, no Norte de Minas, ainda dentro da ambulância, nesta quarta-feira (3), após ficar mais de 24 horas aguardando por uma transferência. Segundo familiares, a mulher completaria 45 anos nesta sexta (5).
De acordo com informações da prefeitura da cidade, ela aguardava, desde terça-feira (2), por uma vaga em hospitais da região, mas não conseguiu por falta de leitos.
Segundo o secretário de saúde da cidade, Guilherme Leal, a paciente, que não teve o nome revelado, realizou exames para detectar a doença. As amostras foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), mas o resultado ainda não foi liberado.
Colapso
Na terça-feira (2), a Prefeitura de Montes Claros, referência para atendimentos à covid-19 na região, informou que a cidade havia atingido a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI de covid-19.
Em nota, a prefeitura informou que "os hospitais não têm mais condições de receber pacientes graves com covid, apesar de o município ter dobrado recentemente o número de leitos de UTI na cidade". Ainda segundo a prefeitura, "a situação é tão grave que nem mesmo a criação de hospitais de campanha faria diferença nesse momento, uma vez que esses hospitais não possuem estrutura de UTI, servindo apenas como retaguarda".