Coperlidere
RR MÍDIA 3
Alerta

Perfil de pacientes muda, e mais jovens começam a ser internados com a covid-19

Especialista avalia que situação está mais crítica do que a registrada no pico da pandemia

10/03/2021 09h32
Por:

Por Itasat

O relato da fisioterapeuta Clarissa Matos, que atua no Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, confirma a mudança apontada por outros profissionais da saúde sobre a alteração de perfil dos pacientes diagnosticados com covid-19. Agora, boa parte dos pacientes que procuram por atendimento nas unidades de saúde com a doença é mais jovem e sofre com a obesidade. 

Em conversa com a Itatiaia, a profissional afirma que a situação neste momento está mais crítica do que a registrada no pico da pandemia no ano passado.

“De 20 dias para cá, nós aumentamos o número de pacientes internados. Muitos deles foram internados na UTI. A nossa taxa de ocupação de covid-19 aumentou demais com pacientes apresentando um quadro mais grave e precisando de respiradores”, lembra. 

Sobre a mudança no perfil do paciente atendido neste momento, a especialista avalia que os jovens estão apresentando quadros mais preocupantes da doença. “Em relação ao último pico da doença, aqui no hospital Vila da Serra, eu observei uma mudança no perfil. Os pacientes com obesidade e índice de massa corporal são pacientes que têm se agravado muito”, relata.  

Ela completa: “Temos uma população atual mais jovem que tem internado e apresentando agravamento, necessitando de UTI. Não tínhamos essa situação há um ano. No ano passado, os pacientes eram mais idosos, com mais comorbidades. Era pacientes que tinham doenças que levavam ao agravamento. Hoje, percebemos que esse perfil mudou. São pacientes novos”.

Apesar de imunizados, a equipe médica da unidade de saúde demonstra preocupação com a sociedade, que ainda não foi vacinada. “Eu não cheguei ao meu limite ainda porque não sou uma fisioterapeuta que fica todos os dias de plantão, mas nossos colegas que estão diretamente nos plantões já estão emocionalmente e fisicamente cansados. Tivemos um alívio porque a equipe está toda vacinada, mas não estamos totalmente tranquilos porque a população não está toda imunizada”, lembra.  

Bebês

Mais duas mortes de bebês com menos de 1 ano por covid-19 foram registradas em Minas. No total, 13 crianças dessa faixa etária morreram em decorrência de complicações da doença. 

Os dados estão no boletim desta terça-feira da Secretaria de Estado de Saúde. A idade exata das vítimas e o local de residência das crianças não foram informados.

O Estado registrou mais 3.830 casos e 57 mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, chegando a um total de 19.605 mortes e 928.402 infectados.