Por Itasat
Por causa da pandemia, cidades da Serra do Cipó fecharão as portas para o turismo durante o feriado de Semana Santa. A medida visa conter a disseminação do novo coronavírus e restringir a circulação de pessoas.
O prefeito de Santana do Pirapama, Dalton Soares Silva, diz que haverá fiscalização rigorosa durante o feriado e que a situação é preocupante. “Não será permitida a visitação, a permanência, o banhismo e acampamentos no rio Cipó, no rio Preto, demais afluentes e também nas cachoeiras. O município está enfrentando grandes dificuldades no enfrentamento da pandemia do coronavírus e todo cidadão está ciente dessa realidade. Haverá fiscalização e barreiras sanitárias para impedir o turismo.”
O prefeito de Santana do Riacho, Fernando Burgarelli, pede para que quem é de fora não vá para a Serra do Cipó desta vez. “Nesse momento a nossa cidade se encontra fechada para visitação. Não possuímos hospitais e nem unidades de pronto atendimento. Não possuímos respiradores. Nosso município é pequeno e nesse momento todos os leitos do nosso município de referência, que é Lagoa Santa, estão ocupados. Não tem vaga.”
Até o próximo domingo (4), todos os municípios de Minas estão na Onda Roxa do programa do governo. Esta é a fase mais restritiva, onde só é permitido o funcionamento de serviços essenciais. Além disso é determinado o toque de recolher entre 20h e 5h para diminuir a circulação de pessoas.