Por Itasat
A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira (3), aos países-membros da União Europeia que permitam a entrada de pessoas procedentes de nações que não integram o bloco, mas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 autorizadas pelas autoridades de saúde europeias.
Por enquanto, a União Europeia reconhece formalmente quatro vacinas contra covid-19, aquelas desenvolvidas pela BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson. No entanto, a Agência Europeia de Medicamentos poderia acrescentar outras vacinas a essa lista.
A Coronavac, vacina mais aplicada no Brasil até o momento, não consta. Pela proposta, estariam elegíveis para viagens a países do bloco pessoas que tenham recebido, pelo menos 14 dias antes da chegada, a última dose recomendada de algum imunizante com autorização para introdução no mercado da União Europeia.
Outro ponto levantado pela comissão é que os Estados-Membros também poderiam estender a autorização a vacinados com imunizantes que tenham concluído o processo de listagem de uso emergencial da Organização Mundial de Saúde.