Por Itasat
O aumento da passagem de ônibus em Sete Lagoas, em plena pandemia, foi parar na Justiça. O deputado estadual Douglas Melo (MDB) entrou com uma ação popular contra o decreto da prefeitura, que elevou o valor de R$ 3,50 para R$ 3,80 a partir desta segunda-feira.
Segundo o deputado, a ação é para tentar evitar que esse aumento aconteça. “Se olharmos uma pessoa que trabalha de segunda a sábado, isso vai refletir diretamente no que ela vai gastar no final do mês. E como o desemprego já está muito alto, não só aqui, mas em todo estado, e as pessoas também estão passando necessidade dentro de casa, acredito que vamos ter uma piora de desemprego com isso”, diz.
“Minha expectativa é que a prefeitura, ao se defender nesse processo, possa reconhecer que o decreto realmente é incabível para o momento porque, dessa forma, a peça ganha muito mais força e temos uma grande chance de evitar que esse aumento aconteça”, finaliza.
O deputado diz que, apesar da grande densidade populacional de Sete Lagoas, a cidade tem um salário muito baixo e as famílias carentes vão acabar sofrendo muito com esse aumento do valor das passagens.
Outro lado
A Prefeitura de Sete Lagoas informou por meio de nota que o Contrato Administrativo de Concessão do Serviço de Transporte Coletivo determina que o valor da tarifa deve ser reajustado a cada período de 12 meses. Sendo que, o último reajuste foi concedido em dezembro de 2019, ou seja, há 16 meses.