RR MÍDIA 3
Coperlidere
Cuidados

Nutrólogo dá dicas de como evitar a intoxicação alimentar nesta época do ano

Vômitos, diarreias e mal-estar são sintomas comuns e podem ser amenizados com uma boa hidratação

08/01/2020 12h43
Por:

Janeiro, época de férias e calor quando muitos aproveitam praias e parques. No entanto, é nesse período que aparece a tão falada intoxicação alimentar, um problema de saúde causado quando se ingere alimentos contaminados por fungos ou bactérias e que pode causar sintomas como desidratação e cansaço ou levar à alguma doença.

Segundo o nutrólogo Guilherme Matos, o principal causador dessas intoxicações são as altas temperaturas que favorecem a proliferação de bactérias e germes nos alimentos. Além disso, o armazenamento incorreto da comida é um agravante. "Quando mantemos o alimento fora de refrigeração e deixamos ele exposto por muito tempo nesse calor que está, tem uma maior chance de proliferação bacteriana ali e, com isso, causa o quadro de intoxicação alimentar". 

Vômitos, diarreias e mal-estar são sintomas comuns e podem ser amenizados com uma boa hidratação. De acordo com Guilherme, fazer uso do soro caseiro no decorrer do dia ajuda na prevenção da desidratação e, caso os sintomas persistam, deve-se procurar um especialista ou um pronto-socorro.

O nutrólogo orienta as pessoas a não comerem na rua e levar de casa uma bolsa térmica para consumir um alimento que se conheça a procedência.