Por Itasat
Após o anúncio do governo de São Paulo da compra de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19, apenas para a campanha de vacinação do estado, o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacherretti, lamentou, nesta quinta-feira (8), a decisão do governador João Dória (PSDB) de individualizar a corrida por imunização. As doses adquiridas não fazem parte do Plano Nacional de Imunização.
Conforme a apuração da repórter Paula Rangel, correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo, na última quarta-feira (7), chegaram ao Brasil 2 milhões de doses, sendo 700 mil do lote que Dória adquiriu. O que vai acelerar a vacinação apenas no estado de São Paulo.
O Secretário de Saúde de Minas lamentou a situação. “Uma corrida individual de estado por vacinação não é saudável. A gente vê que já existe uma migração de vacina, alguns cidadãos de alguns estados buscam vacinação em outros estados. O importante é terminar junto” afirmou.
“Eu não acredito realmente que vale, depois de tanto esforço e de tanta luta em conjunto dos estados, ajudando o outro em transferência de pacientes, alguém tentar nesse final terminar antes para falar que foi mais eficiente nessa vacinação. O importante é o vírus não criar novas cepas. Então, temos que andar juntos em relação a vacinação” pontuou Fábio Bacherretti.