Principal 3
Principal 6
novo super
Principal 2
Anuncio ramises
Principal 4
Principal 1
Novo Sete
Principal 5
Sete Lagoas
coleta de exames

Requerimento do vereador Caio Valace pede coleta de exames em postos de saúde de Sete Lagoas

Depois de aprovada na Câmara Municipal, a proposta foi recebida e será dinamizada pela Secretaria de Saúde, onde se encontra em fase de implantação

20/07/2021 12h55
Por: Ricardo Chaves

Por Comunicação e Gestão de Mídias Sociais Vereador Caio Valace

Em breve, será implantado em seis unidades de saúde de Sete Lagoas, postos de coletas de exames, como Zika, Chikungunya, Leishmaniose e Meningite, entre outras. O Requerimento Nº 2.557/2021, de autoria do vereador Caio Valace (Podemos) solicita à Secretaria Municipal de Saúde que providencie a instalação de postos de coleta de exames nos postos de saúde dos bairros Alvorada, CDI, Cidade de Deus, Santa Luzia, Santo Antônio e no Centro de Especialidades Médicas da Faculdade Atenas (CEM/Atenas).

Depois de aprovada na Câmara Municipal, a proposta foi recebida e será dinamizada pela Secretaria de Saúde, onde se encontra em fase de implantação. Após coletados, os exames são realizados no Laboratório Municipal Doutor Pedro Lanza. O laboratório realiza procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com funcionamento de 07h às 17h, de segunda à sexta-feira. "Com a descentralização do laboratório, a coleta poderá ser realizada com mais agilidade, diminuindo a espera das pessoas que aguardam atendimento diariamente na unidade e oferecendo maior suporte para a população", justifica o vereador, acreditando que muito em breve os resultados poderão ser obtidos de forma mais ágil pelos sete-lagoanos. "Resultados mais rápidos significam tratamento mais rápido e maior chance de cura, gerando menos angústia para as famílias", finaliza Caio Valace, que aposta na descentralização dos serviços.

Oncologia

Preocupado com a demora na realização de exames de pacientes da oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Caio Valace também apresentou o Requerimento Nº 2.005/2021, solicitando informações sobre transferência de recursos financeiros do Município para o hospital destinados à manutenção dos aparelhos de tomografia, bem como valores repassados, a data dos repasses e se foi feita a prestação de contas sobre a aplicação desses recursos.

Segundo o HNSG foi apresentada uma demanda reprimida de 537 exames que serão prestados no prazo máximo de 90 dias corrigindo assim o atraso dos serviços.

 "Os esclarecimentos se fazem necessários e urgentes, haja vista a necessidade de repassar tais informações à população, sobretudo aos usuários do sistema público de saúde do Município, pois se trata de reiterada reivindicação daqueles que buscam atendimento no HNSG e que não têm conseguido obter o tratamento nas condições adequadas, especialmente em um prazo razoável", alega o vereador.